Professores ACTs mobilizam-se para o processo seletivo

PDFImprimirE-mail

No dia 25 de junho a direção do SITESPM-CHR, acompanhada por professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário), concedeu coletiva à imprensa. Na ocasião, a presidente da Coordenação Municipal do Sindicato em Chapecó, Rozangela Dalbosco, apresentou os encaminhamentos apontados pelos professores em assembleia realizada quinta-feira da semana anterior, dia 21.

O objetivo principal dos professores ACTs e da direção do sindicato é de sensibilizar a prefeitura e a Secretaria de Educação para a realização de todo o processo seletivo para a contração de professores ACTs para o ano letivo de 2013 no decorrer desse ano. Nos últimos anos, relatou Rozangela, os profissionais da educação enfrentaram diversas dificuldades porque o processo seletivo se estendeu até o ano letivo seguinte, prejudicando as férias desses profissionais.

Outro ponto importante refere-se à transparência do quadro de vagas, através de sua publicação no site da Prefeitura e no Mural da Secretaria da Educação antes da chamada, bem como a publicação do mesmo quadro com as vagas ocupadas pela escolha dos candidatos depois da chamada. Segundo Rozangela, nesse ano o sindicato recebeu várias denúncias de favorecimento na escolha de vagas, sendo as mesmas encaminhadas ao Ministério Público.

alt

SUGESTÕES
Outras sugestões que serão apresentadas são: contratação de instituição Pública ou Comunitária, formada de professores, para a realização do Processo Seletivo; provas avaliando conhecimentos específicos da área de inscrição, focada nas licenciaturas; inscrição isenta de taxas; sem exigência de cópias autenticadas; contar e pontuar o Tempo de Serviço; constituir lista de classificação por nível de habilitação e área de atuação; garantir a escolha pela ordem de classificação; construir banco de dados e/ou arquivo da documentação dos(as) ACTs de forma a não precisar apresentá-los anualmente; separar o Processo Seletivo para o Magistério com o das outras Secretarias; abrir vagas apenas para as disciplinas regularizadas com escolha apenas na vaga e/ou disciplina à qual se inscreveu; permitir a retificação da inscrição do candidato feita pela internet; contratos dos ACTs para um período de 02 anos; e registrar por escrito a desistência com a assinatura do candidato convocado.
 
As sugestões serão entregues à secretária de educação de Chapecó pela direção do sindicato e pela comissão formada no encontro do dia 21. Também está sendo realizado um abaixo-assinado com todas essas propostas nas escolas até dia 09 de julho. O documento também será encaminhado à Secretaria de Educação.

Comentários  

 
#1 ivone 29/06/2012 23:38
Valeu, Colegas ACTs... A organização é a chave para os avanços e manutenção dos direitos da classe trabalhadora. Mas precisamos continuar, reivindicar, não nops acovardar.
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Enquete

O Prefeito José Claudio Caramori fez uma Reforma Administrativa que lhe possibilita nomear 844 cargos e funções de confiança. O que você pensa sobre isso?


 

Receba nossos Boletins

Newsletter periódica


Receber em HTML?

Visitantes online

Nós temos 19 visitantes online