Professores ACTs mobilizam-se para o processo seletivo

PDFImprimirE-mail


Bookmark and Share

No dia 25 de junho a direção do SITESPM-CHR, acompanhada por professores ACTs (Admitidos em Caráter Temporário), concedeu coletiva à imprensa. Na ocasião, a presidente da Coordenação Municipal do Sindicato em Chapecó, Rozangela Dalbosco, apresentou os encaminhamentos apontados pelos professores em assembleia realizada quinta-feira da semana anterior, dia 21.

O objetivo principal dos professores ACTs e da direção do sindicato é de sensibilizar a prefeitura e a Secretaria de Educação para a realização de todo o processo seletivo para a contração de professores ACTs para o ano letivo de 2013 no decorrer desse ano. Nos últimos anos, relatou Rozangela, os profissionais da educação enfrentaram diversas dificuldades porque o processo seletivo se estendeu até o ano letivo seguinte, prejudicando as férias desses profissionais.

Outro ponto importante refere-se à transparência do quadro de vagas, através de sua publicação no site da Prefeitura e no Mural da Secretaria da Educação antes da chamada, bem como a publicação do mesmo quadro com as vagas ocupadas pela escolha dos candidatos depois da chamada. Segundo Rozangela, nesse ano o sindicato recebeu várias denúncias de favorecimento na escolha de vagas, sendo as mesmas encaminhadas ao Ministério Público.

alt

SUGESTÕES
Outras sugestões que serão apresentadas são: contratação de instituição Pública ou Comunitária, formada de professores, para a realização do Processo Seletivo; provas avaliando conhecimentos específicos da área de inscrição, focada nas licenciaturas; inscrição isenta de taxas; sem exigência de cópias autenticadas; contar e pontuar o Tempo de Serviço; constituir lista de classificação por nível de habilitação e área de atuação; garantir a escolha pela ordem de classificação; construir banco de dados e/ou arquivo da documentação dos(as) ACTs de forma a não precisar apresentá-los anualmente; separar o Processo Seletivo para o Magistério com o das outras Secretarias; abrir vagas apenas para as disciplinas regularizadas com escolha apenas na vaga e/ou disciplina à qual se inscreveu; permitir a retificação da inscrição do candidato feita pela internet; contratos dos ACTs para um período de 02 anos; e registrar por escrito a desistência com a assinatura do candidato convocado.
 
As sugestões serão entregues à secretária de educação de Chapecó pela direção do sindicato e pela comissão formada no encontro do dia 21. Também está sendo realizado um abaixo-assinado com todas essas propostas nas escolas até dia 09 de julho. O documento também será encaminhado à Secretaria de Educação.

Comentários  

 
#1 ivone 29/06/2012 23:38
Valeu, Colegas ACTs... A organização é a chave para os avanços e manutenção dos direitos da classe trabalhadora. Mas precisamos continuar, reivindicar, não nops acovardar.
Citação
 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Receba nossos Boletins

Newsletter periódica


Receber em HTML?

Visitantes online

Nós temos 13 visitantes online